Guta Stresser, de “A Grande Família”, revela ter esclerose múltipla; entenda a doença

You are currently viewing Guta Stresser, de “A Grande Família”, revela ter esclerose múltipla; entenda a doença
Foto: reprodução da internet.
Guta Stresser, de “A Grande Família”, revela ter esclerose múltipla; entenda a doença 1
Foto: reprodução da internet.

Redação – Guta Stresser, famosa por viver a Bebel no seriado “A Grande Família”, da TV Globo, revelou em recente entrevista à Veja que tem esclerose múltipla. Ao portal, a atriz contou que os primeiros sintomas surgiram quando participou da “Dança dos Famosos”, em 2020, visto que esquecia as coreografias quase que imediatamente após ensaiá-las. Entre outros sintomas e exames, o diagnóstico, uma das situações mais difíceis de sua vida.

“Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante”, disse a atriz em um trecho de seu relato à revista.

“Os especialistas não sabem por que esse processo é desencadeado. O que está comprovado é que atinge os movimentos e a fala. Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada”, acrescentou. 

imagem sistema nervosos esclerose múltipla
Guta Stresser, de “A Grande Família”, revela diagnóstico de esclerose múltipla; entenda doença. Imagem: Shutterstock

O que é esclerose múltipla? 

Esclerose múltipla é uma doença autoimune no qual o sistema imunológico destrói a cobertura protetora dos nervos. Essas lesões causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo resultando em diversas “falhas” no sistema nervoso, como a perda da visão e da coordenação motora.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), a doença atinge, geralmente, pessoas entre 20 e 40 anos de idade, com uma incidência maior entre as mulheres.

Existem quatro tipos de esclerose:  

  • Esclerose múltipla recorrente-remitente (EMRR) – a mais comum e representa 85% dos diagnósticos. 
  • Esclerose múltipla primária progressiva (EMPP) – afeta 10% dos pacientes e tem uma piora constante dos sintomas. 
  • Esclerose múltipla secundária progressiva (EMSP) – Começa com uma doença recorrente-remitente, que vai e volta, sem período de remissão (fase quando não há atividade da doença). 
  • Esclerose múltipla progressiva recorrente (EMPR) – Tipo mais raro, acomete aproximadamente 5% dos pacientes e tem declínio neurológico constante. 

A condição não tem cura, contudo, possui tratamentos que suprimem o sistema imunológico e ajudam a combater os sintomas e a retardar a progressão da doença. 

Por que ocorre a esclerose múltipla? 

Não existe um motivo exato para o surgimento da esclerose múltipla, ou seja, por qual razão o sistema imunológico resolve atacar as próprias células, no entanto, de acordo com informações do HCor, diversos fatores podem estar associados a doença, como a genética, ambientes, hormônios (principalmente os femininos) e alguns vírus como Epstein-Barr (mononucleose) e Varicela-zoster. 

Quais os sintomas da esclerose múltipla? 

Ainda de acordo com a ABEM, entre os sintomas de esclerose múltipla estão;

  • Fadiga;
  • Parestesias (dormências ou formigamentos);
  • Alterações Fonoaudiológicas;
  • Transtornos Visuais;
  • Espasticidade (espasmos e perda da força muscular);
  • Transtornos Cognitivos;
  • Transtornos Emocionais e; 
  • Disfunção erétil nos homens e diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres. 

Como é feito o tratamento? 

O tratamento para EM é realizado com o apoio de um neurologista e “busca reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos”. 

Entre os medicamentos utilizados estão imunomoduladores (reduz inflamação), imunossupressores (restringe a eficiência do sistema imunológico) e aplicação de pulsoterapia e interferons (para redução dos surtos).

“Com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento. Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla para o resto da vida. Que ela seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória”, concluiu Stresser. 

Segundo dados da ABEM, estima-se que cerca de 40 mil brasileiros são pessoas com Esclerose Múltipla. 

Com informações do portal Olhar Digital

Deixe uma resposta