Bolsonaristas radicais continuam os protestos em Brasília; várias vias são bloqueadas

You are currently viewing Bolsonaristas radicais continuam os protestos em Brasília; várias vias são bloqueadas
Carro é incendiado em frente a posto de gasolina na noite desta segunda-feira (12), em Brasília. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília na noite de segunda-feira (12). Carros e ônibus foram danificados e incendiados. A Polícia Militar entrou em confronto com os bolsonaristas. Assista no vídeo acima.

Entenda abaixo o que aconteceu:

  • Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante;
  • A prisão do indígena aconteceu por determinação do STF e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República;
  • A PGR e o STF afirmam que o Tserere é investigado por participar de atos antidemocráticos e reunir pessoas para cometer crimes;
  • Após a prisão de Tserere, um grupo de radicais tentou invadir um prédio da PF e incendiou carros;
  • Parte do grupo seguiu pela Asa Norte, onde realizou novos atos de vandalismo. Pelo menos um ônibus foi incendiado;
  • A Polícia Militar foi chamada e reagiu com bombas de gás e balas de borracha. Houve confronto com os radicais;
  • A Secretaria de Segurança Pública do DF afirmou que precisou restringir o trânsito na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e em outras vias da região central;
  • A região do hotel onde o presidente eleito, Lula, está hospedado teve a vigilância reforçada por equipes da PM.
  • O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse: “Por enquanto estamos agindo com as forças policiais. Todas as nossas forças policiais (…) estão nas ruas”.

Os atos de vandalismo são cometidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam os resultados das eleições presidenciais, vencida por Lula (PT) –diplomado nesta segunda-feira pelo TSE.

Nenhum representante do governo Bolsonaro falou até a última atualização desta reportagem.

Tiros de borracha e bombas de efeito moral foram lançadas. Até a publicação desta reportagem a Polícia Federal não havia se manifestado.

Bolsonaristas radicais incendeiam veículos em Brasília — Foto: Arte g1
Ônibus incendiado por apoiadores radicais de Bolsonaro, na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/ Reprodução
Ônibus incendiado em Brasília na noite desta segunda-feira (12). — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Ônibus incendiado em Brasília na noite desta segunda-feira (12). — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Bombeiros trabalham no combate às chamas de carro incendiado em Brasília, na noite desta segunda-feira (12). — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Manifestantes bolsonaristas fecham via próxima à sede da Polícia Federal no DF — Foto: Walter Rocha/TV Globo

Prisão

Os atos começaram após um indígena identificado como José Acácio Tserere Xavante ter sido preso por participação em atos antidemocráticos nesta segunda. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão temporária, por 10 dias, do indígena.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e baseada, segundo o STF, na “suposta prática de condutas ilícitas em atos antidemocráticos”.

No pedido de prisão, segundo trechos divulgados pelo Supremo, a PGR afirma que o indígena vem usando de sua posição como líder do povo Xavante para arregimentar pessoas para o cometimento de crimes.

“A manifestação, em tese, criminosa e antidemocrática, revestiu-se do claro intuito de instigar a população a tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo a posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos”, diz o documento da PGR.

Com informações do g1

Deixe uma resposta