Redação – O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, neste domingo, 21/4, mais 11 moradias reformadas pelo programa “Casa Manauara”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), aos moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. No total, 30 unidades já foram entregues desde a implantação do projeto-piloto, em dezembro de 2023.
“O programa ‘Casa Manauara’ resgata a dignidade das pessoas, devolve a elas uma condição digna. Vamos alcançar quatro mil casas que precisam, e agora vamos expandir para outras áreas da cidade de Manaus”, afirmou Almeida.
Esse projeto, além de restaurar a autoestima das pessoas, promove o desenvolvimento urbano e econômico por meio da regularização fundiária, aplicada junto ao programa de reformas, garantindo que as famílias não tenham somente um lar digno, mas também a garantia da segurança jurídica perante as instituições financeiras, o que possibilita a abertura de créditos bancários e investimentos.
O valor da reforma, por habitação, é de até R$ 27 mil, no qual a prefeitura entra com 90% do valor do investimento, e o proprietário somente 10%, que pode ser dividido em até 60 vezes com carência de 3 meses para o pagamento da primeira parcela. Esse valor é destinado a reparos essenciais, que trarão mais conforto para as famílias de baixa renda, como forro, parte elétrica e hidráulica, a melhoria ou construção do banheiro, e pintura.
“A cada entrega é uma emoção muito grande para a gente, pois sabemos que não se trata apenas de imóveis, se trata de lares que são restaurados, e principalmente, a esperança que volta para nosso povo”, destacou o secretário de Habitação, Jesus Alves.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus busca mudar a realidade habitacional do município, onde cerca de 348 mil famílias vivem em situação precária.
“Estou muito feliz, alegre. Agora me sinto bem, pois tenho uma casa decente para morar”, comentou a autônoma Jocimara Cativo, mãe de quatro filhas, ressaltando que agora terão mais qualidade de vida.
Com informações Semhaf