Biden chega a Manaus neste domingo, 17; veja agenda do presidente na cidade

You are currently viewing Biden chega a Manaus neste domingo, 17; veja agenda do presidente na cidade
Joe Biden é presidente dos EUA (Reprodução)

Redação – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chega a Manaus neste domingo, 17, para cumprir agenda oficial na capital amazonense. Ele é o primeiro presidente americano em exercício a visitar a Amazônia.

O presidente deve chegar na cidade após as 10h, horário limite para a chegada da imprensa ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Depois, ele segue em sobrevoo nas áreas florestais da cidade e visita o Museu da Amazônia (Musa), no bairro Cidade de Deus, Zona Norte, segundo informação confirmada pelo governo americano.

Ainda de acordo com o Governo dos Estados Unidos, na visita, Biden anunciará também o aumento do financiamento climático internacional dos país americano de mais de US$ 11 bilhões (mais de R$ 50 milhões) por ano até 2024.

O presidente também assinará uma proclamação dos EUA designando 17 de novembro como o Dia Internacional da Conservação, assim como vai lançar a Coalizão Brasil de Financiamento da Restauração e da Bioeconomia, que pretende mobilizar pelo menos 10 bilhões de dólares em investimentos públicos e privados para projetos relacionados à restauração de terras e bioeconomia até 2030.

Nos anúncios ainda está incluído um novo investimento do DFC nos maiores projetos de reflorestamento da Amazônia, com a concessão de empréstimo de 37,5 milhões de dólares à Mombak Gestora de Recursos Ltda. para apoiar o plantio em larga escala de espécies de árvores nativas em pastagens degradadas no Brasil.

Por último, anunciará o suporte para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (FFTS), um fundo pioneiro de 125 bilhões de dólares que “reflete tanto a urgência quanto a escala do desafio de conservar as florestas mais importantes do mundo“.

Esses anúncios complementam os esforços adicionais que os Estados Unidos estão realizando para apoiar a resiliência climática e a biodiversidade em ecossistemas críticos como a Amazônia e outros ao redor do mundo“, disse a Casa Branca.

Com informações Revista Cenarium

Deixe uma resposta