‘Revoltante’, diz jornalista agredido com soco em Manaus

No momento, você está visualizando ‘Revoltante’, diz jornalista agredido com soco em Manaus
Foto: Reprodução/Redes sociais

Redação – O jornalista Rogger Luke classificou à CENARIUM como “revoltante” a agressão que sofreu na noite dessa quinta-feira, 12, em frente ao 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP), no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus (AM). O repórter foi atingido com um soco no olho esquerdo por um homem que havia sido detido e liberado na unidade policial momentos antes.

Segundo Rogger, que é repórter do Portal do Zacarias, o ataque aconteceu de forma repentina, sem que ele tivesse chance de reação. “No momento assim eu fiquei um pouco assustado e nervoso com a situação, tentando entender o que tinha acontecido porque foi muito rápido, não deu tempo de eu reagir, tanto que muita gente está questionando porque eu não reagi, mas não deu tempo”, disse à CENARIUM.

O homem que o agrediu foi levado à delegacia por policiais da 23ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), após denúncias de que estava ameaçando pessoas com uma faca em um posto de combustíveis na Avenida das Torres, Zona Centro-Sul. Conforme o relato, o suspeito apresentava falas desconexas e comportamento alterado.

Após ser liberado, o homem se aproximou do grupo de jornalistas que estava em frente à delegacia. De acordo com Rogger, ele passou a repetir que foi agredido por policiais e afirmou que os repórteres deveriam defendê-lo. “Ele disse: ‘Tu é repórter, deveria me defender’. Eu respondi que não era advogado. Quando baixei a cabeça, ele me deu o soco”, contou.

Profissionais da imprensa que estavam no local conseguiram conter o agressor até a intervenção de um policial, que o levou novamente para dentro da unidade policial. O jornalista realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e registrou Boletim de Ocorrência (B.O).

Apesar de não ter sofrido ferimentos graves — apenas inchaço e dores na região do olho —, Rogger afirmou que o sentimento é de indignação e revolta. “Você está ali no momento de descanso e do nada o cara que deveria ser preso é liberado, vai lá e lhe agride, é complicado, é revoltante também“, completou o profissional, que está em repouso. Ele agradeceu o apoio recebido de colegas e amigos da imprensa.

Manifestação
Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM) manifestou repúdio à agressão sofrida pelo repórter Rogger Luke. A associação classificou o episódio como inadmissível e destacou que a violência contra profissionais da imprensa representa um ataque direto à liberdade de informação e à democracia.

O sindicato também cobrou das autoridades a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização do agressor, ressaltando que a impunidade pode incentivar novos casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão. O Sinjor afirmou, ainda, que acompanhará o caso e reforçou solidariedade ao profissional agredido.

Foto: Reprodução/Sindicato dos Jornalistas do Amazonas

Fonte: Agência Cenarium

Deixe uma resposta