Fiscalização bandas no centro de Manaus que levaram 65 mil pessoas às ruas

You are currently viewing Fiscalização bandas no centro de Manaus que levaram 65 mil pessoas às ruas

Com público estimado em aproximadamente 65 mil pessoas, as bandas da Bica e da Rádio Difusora, que ocorreram neste sábado (03/02), nas Avenidas Eduardo Ribeiro e Rua Dez de Julho, no centro de Manaus, zona Sul, contaram com policiamento reforçado e a adoção de estruturas inéditas do Corpo de Bombeiros para situações de emergência. As medidas fazem parte da estratégia desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para o Carnaval 2018.

As duas bandas tradicionais do Carnaval manauara foram alvos da fiscalização da Operação Alegoria Proibida, comandada pelo vice-governador e Secretário de Segurança, Bosco Saraiva, com a presença de um efetivo reforçado de policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros, que verificaram as condições de segurança dos eventos de rua. O trabalho de fiscalização é parte da estratégia montada para garantir tranquilidade aos foliões.

“Estamos entrando, de fato, no grande fogo do Carnaval em Manaus. A partir de agora, as grandes bandas e eventos acontecem até o encerramento na Quarta-Feira de Cinzas. A nossa operação é para dar proteção aos brincantes”, enfatizou Bosco Saraiva, que caminhou entre os foliões e acompanhou o cumprimento da portaria que regula o Carnaval 2018, emitida pela SSP em janeiro.

Reforço – Além da presença do reforço policial da operação, a estrutura de segurança para as duas bandas do centro de Manaus contou com cerca de 600 policiais militares e bombeiros. Policiamento a pé e em viaturas circulando nos arredores, com um esquema para a chegada e dispersão do público, foi montado com foco maior nas ruas Getúlio Vargas e Epaminondas, que concentraram grande parte das paradas de ônibus da região.

“Para atender as duas bandas, temos policiamento a pé e em toda a circunvizinhança. Policiamento desde a Epaminondas, nas ruas que cortam a Eduardo Ribeiro, tanto na chegada quando no final do evento. Montamos uma base de apoio ao policial militar, com câmeras 360 graus para poder ter uma visualização geral de toda a banda”, explicou o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel David Brandão.

Foram empregados cerca de 500 PMS, com a presença de viaturas da ROCAM, Força Tática e Choque, além do monitoramento aéreo com helicópteros. Houve o emprego de efetivo extra de policiais civis, de acordo com o delegado-geral, Mariolino Brito. “As delegacias estão funcionando normal, em seu trabalho ordinário. Esse é um grupo de elite que fica nas operações sem interferir no funcionamento dos distritos. Queremos pedir que as pessoas brinquem com segurança para que o Carnaval siga sendo essa festa bonita”, destacou o delegado-geral.

Estrutura inédita – Por determinação do vice-governador e Secretário de Segurança, o Corpo de Bombeiros adotou estratégia inédita para o Carnaval de rua deste ano. A experiência começou na Bica e Difusora, com a presença de Bombeiros Militares, Unidades de Salvamento em Altura, Combate à Incêndio e de resgate hospitalar. De acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Mauro Freire, a estrutura é a mesma usada em eventos com o desfile das Escolas de samba e o Festival Folclórico de Parintins.

“Fiscalizados as saídas de emergência, o sistema de prevenção a incidentes e todas as regras que os organizadores precisam cumprir. Colocamos quatro viaturas, inclusive, uma unidade de resgate pré-hospitalar, a presença dos bombeiros militares para fazer a prevenção e atendimento de alguém que passasse mal e uma unidade de salvamento em altura”, explicou o Coronel.

De acordo com Bosco Saraiva, além da estrutura reforçada e da Operação Alegoria Proibida, o governador Amazonino Mendes determinou a realização de campanhas de proteção às crianças e adolescentes. “Estamos fazendo a fiscalização do entorno, vendo tudo que está errado, combatendo a exploração sexual de crianças e adolescentes, com uma equipe da campanha. Todas as atividades ilegais e irregulares são combatidas in loco pela equipe”, disse o secretário, que estava acompanhado da procuradora do Ministério Público do Trabalho Auzira Costa.

Operação no domingo – Neste domingo (04/02) a ação de visitas às bandas tradicionais de Manaus continua. Na zona sul de Manaus, na Banda da Baixa da Égua, no Educandos, e na zona centro-oeste, na Banda do Boulevard, ambas com expectativa de um público aproximado de 70 mil pessoas.

A Polícia Militar, dentro das ações desenvolvidas durante o Carnaval, também está realizando fiscalizações ostensivas no trânsito, nas principais vias e saídas da capital. As barreiras itinerantes estão sendo realizadas em parceria com o Detran-AM, no âmbito de reduzir acidentes e excessos durante o período das festas de Momo.

Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS: Valdo Leão / Secom e Divulgação PM

Deixe uma resposta