Bolsonaro diz que não poupará ‘esforços’ para restabelecer democracia na Venezuela

You are currently viewing Bolsonaro diz que não poupará ‘esforços’ para restabelecer democracia na Venezuela

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (28) que não poupará “esforços” para restabelecer a democracia na Venezuela. Bolsonaro fez um pronunciamento no Palácio do Planalto ao lado do autodeclarado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, após os dois se reunirem na tarde desta quinta em Brasília.

A Venezuela enfrenta uma profunda crise, e o Brasil considera Guidó presidente interino do país vizinho (leia detalhes mais abaixo).

“Nós não pouparemos esforços dentro – obviamente – da legalidade, da nossa Constituição e de nossas tradições, para que a democracia seja restabelecida na Venezuela. E todos nós sabemos que isso será possível através, não apenas de eleições, mas de eleições limpas e confiáveis”, afirmou o presidente brasileiro.

Pouco antes da fala de Bolsonaro, Guaidó também fez um pronunciamento, no qual afirmou que a “luta” dele por democracia e liberdade na Venezuela é constitucional.

O presidente autodeclarado também disse que o encontro desta quinta no Planalto marca um “novo começo” na relação entre Brasil e Venezuela. Enquanto Guaidó estava no Planalto, um grupo de pessoas protestava contra a presença do líder oposicionista venezuelano. O grupo estava na Praça dos Três Poderes, em frente ao palácio.

Também nesta quinta, o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, afirmou em uma rede social que receberá Guaidó nesta sexta (1º), em Assunção.

‘Podem contar conosco’

Em outro trecho do pronunciamento desta quinta-feira, Jair Bolsonaro afirmou a Guaidó que pode “contar” com ele para ajudar a Venezuela.

“Sabemos que, em um segundo tempo, seu país enfrentará a recuperação econômica. Podem contar conosco no que for possível, apesar dos problemas que enfrentamos aqui. Nos interessa uma Venezuela livre, próspera, democrática e economicamente pujante”, declarou o presidente.

“Muito obrigado por confiar no povo brasileiro. Estamos juntos para que o sonho maior de qualquer homem ou mulher seja restabelecido, ou seja, a sua liberdade. Conte conosco. Deus é brasileiro e venezuelano”, acrescentou Bolsonaro.

Bolsonaro diz que não poupará 'esforços' para restabelecer democracia na Venezuela 1
Foto: Divulgação

 

Ao se dirigir a Guaidó, Bolsonaro disse que faria um “mea culpa” porque dois ex-presidentes do Brasil (ele não citou quais) “foram em parte responsáveis” pela crise na Venezuela. Durante a campanha eleitoral do ano passado, Bolsonaro afirmou reiteradas vezes, ao pedir voto, que precisava derrotar Fernando Haddad (PT) para o Brasil não ficar em situação semelhante à do país vizinho.

“O povo aqui acordou e, em parte, se mirou no que acontecia negativamente em seu país e resolveu dar um ponto final no populismo, na demagogia barata, que leva exatamente à situação que o país se encontra neste momento”, afirmou Bolsonaro a Guaidó.

Fonte: G

Deixe uma resposta