Bolsonaro anuncia 1 milhão de doses da vacina contra o H1N1 para o Amazonas

You are currently viewing Bolsonaro anuncia 1 milhão de doses da vacina contra o H1N1 para o Amazonas

 

Durante uma transmissão ao vivo na sua conta oficial do Facebook na tarde desta quinta-feira (14) o presidente da república Jair Bolsonaro anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (18), 1 milhão de doses da vacinas contra o vírus Influenza A (H1N1) estarão disponíveis para o Amazonas.

O anúncio foi feito pelo presidente ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Está prevista para daqui a 30 dias uma vacinação em massa contra a gripe (Influenza) aqui no Brasil, mas (devido a) um problema que se antecipou no Estado do Amazonas, com um número grande de pessoas que contraíram a gripe, a partir de segunda-feira (18), 1 milhão de novas vacinas serão direcionadas para Manaus, obviamente, para distribuição a todo o Estado, com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB)”, disse Bolsonaro.

Após o anúncio, o Ministro Mandetta informou que a campanha de vacinação foi antecipada apenas no Amazonas. “Este ano a gente antecipou (a campanha) no caso do Amazonas. Nossa campanha vai começar no tempo normal, marcada para 20 de abril. A gente já tinha antecipado um pouco o cronograma para a região sul do Brasil, mas houve uma atipia no Amazonas, com um número muito grande de óbitos, então o presidente pediu para somarmos esforços”.

Na transmissão, o ministro agradeceu ao (Instituto) Butantã, que é quem fabrica as vacinas para o SUS (Sistema Único de Saúde), além do INCQ (Instituto Nacional de Controle de Qualidade), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que faz a certificação no serviço.

Em seguida, o presidente Bolsonaro disse: “Se eu pudesse, estaria lá, só que estarei nos Estados Unidos com o Pedro Ernesto Araújo (ministro das Relações Exteriores) ”.

Mortes por H1N1 no Amazonas

Na quarta-feira (13),  a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) havia divulgado que 24 mortes foram confirmadas pela gripe H1N1 e que o Amazonas ainda não tinha uma data definida para receber, na rede pública de saúde, a vacina, ou uma campanha de imunização para a população. A vacina é aguardada para frear o aumento do número de casos de H1N1, que já matou moradores de Manaus e de municípios do interior do Estado.

*redação

Deixe uma resposta