‘Missão cumprida’, diz Bolsonaro ao chegar de encontro do G20

You are currently viewing ‘Missão cumprida’, diz Bolsonaro ao chegar de encontro do G20

Ao chegar de viagem ao Japão na manhã deste domingo (30), o presidente Jair Bolsonaro avaliou que teve sua “missão cumprida” na reunião de cúpula do G20.

Participaram do encontro, realizado na cidade de Osaka no fim da semana passada, os chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo.

“Missão cumprida, atendi todos os objetivos”, afirmou Bolsonaro.

Ele lembrou também que, durante o G20, foi anunciado o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, negociado havia 20 anos.

O presidente disse que espera que o Congresso brasileiro seja um dos primeiros a ratificar os termos do acordo comercial, que deve aumentar os investimentos no país e o volume de exportações.

“No meio do caminho, no meio do evento, houve a concretização do Mercosul. As informações que eu tenho foram as melhores possíveis. Entram em vigor [as medidas do acordo] daqui uns dois anos, depende dos parlamentos. Vamos ver se o nosso aqui, talvez, seja um dos primeiros a aprovar. A gente espera”, comentou o presidente.

Preservação ambiental

Entre as principais reuniões de Bolsonaro no G20 estiveram os encontros com o presidente da França, Emmanuel Macron, e a com a chanceler alemã, Angela Merkel. Os dois chefes de Estado europeus haviam, às vésperas do G20, criticado a política de preservação ambiental do governo brasileiro.

Logo que desembarcou no Japão, o presidente brasileiro declarou que a Alemanha teria muito a aprender com o Brasil na preservação ambiental e que não iria admitir ser advertido por outros países.

Durante a cúpula, ele relatou ainda que, em um encontro rápido com a chanceler alemã, disse a ela que o Brasil é alvo de uma “psicose ambientalista”.

A questão ambiental também foi alvo de preocupação do presidente francês. No encontro com Macron, Bolsonaro sinalizou que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris, que estabelece metas de redução da emissão de gases estufa.

Deixe uma resposta