Prefeitura de Manaus e Governo do Estado decretam ponto facultativo nesta sexta (04)

You are currently viewing Prefeitura de Manaus e Governo do Estado decretam ponto facultativo nesta sexta (04)
Foto: divulgação.
Prefeitura de Manaus e Governo do Estado decretam ponto facultativo nesta sexta (04) 1
Foto: divulgação.

O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou ponto facultativo na sexta-feira, 4/6, dia após o feriado religioso de Corpus Christi, em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira, 1º/6. Entretanto, os serviços essenciais do município estão garantidos à população nos próximos dias.

Comércio

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que, no feriado, as galerias populares Espírito Santo e Remédios, no Centro, e o shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, zona Leste, funcionam somente das 8h às 15h. 

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, estará aberto para as compras das 6h às 12h. Já as quatro feiras abastecedoras da capital: Manaus Moderna e da Banana, no Centro; Panair, em Educandos, e do Produtor, no Jorge Teixeira, receberão o público de 4h às 17h. Na sexta-feira e no sábado, o funcionamento é normal para todos. 

No domingo, o Mercadão fecha às 12h. A galeria Espírito Santo abre de 8h às 13h e a galeria dos Remédios e shopping Phelippe Daou não funcionam.

Saúde

A prefeitura montou um esquema especial de serviços de saúde que irão funcionar durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 3/6, seguido de ponto facultativo na sexta-feira, sábado e domingo, 4, 5 e 6/6. Além dos essenciais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como a maternidade Moura Tapajóz e o Samu 192 Manaus, que operam em sistema de plantão, haverá atendimento em unidades de saúde e vacinação contra a Covid-19. 

Para assegurar o cumprimento do cronograma de vacinação contra a Covid-19, oito postos de vacinação estarão funcionando na quinta e sexta-feira e no sábado, das 9h às 16h: Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova; Universidade Paulista (Unip), no Parque 10; Centro Cultural Povos da Amazônia, na bola da Suframa; pátio do supermercado Coema, na avenida Torquato Tapajós; Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo; Balneário do Sesc, no Planalto; Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), no Dom Pedro; e Escola de Enfermagem.

A clínica da família Carmen Nicolau estará aberta todos os dias, de quinta-feira a domingo, para atendimento das 8h às 18h.

A referência do programa de profilaxia da raiva humana na quinta e sexta-feira será a UBS Morro da Liberdade. No sábado e domingo, esse atendimento será feito na UBS Dr. José Rayol, na avenida Constantino Nery, sempre das 8h às 12h.

Na sexta-feira, 4/6, farão atendimentos de demanda livre as Unidades Básicas de Saúde Morro da Liberdade, na zona Sul; a Gebes Medeiros, na zona Leste; e a Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste da cidade.

No sábado, 5/6, as dez UBSs de horário ampliado funcionarão das 8h às 12h, também para atendimento à livre demanda.

UBSs de horário ampliado

1. UBS José Rayol dos Santos;

2. UBS Morro da Liberdade;

3. UBS Deodato de Miranda Leão;

4. UBS Leonor de Freitas;

5. UBS José Amazonas Palhano;

6. UBS Balbina Mestrinho;

7. UBS Sálvio Belota;

8. UBS Áugias Gadelha;

9. UBS Leonor Brilhante;

10. UBS Alfredo Campos.

Os endereços podem ser consultados no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/). 

Parques municipais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informa que os Parques Municipais Lagoa do Japiim (Bairro Japiim, zona Sul) e Mindu (bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul) estarão de portões abertos neste feriado de Corpus Christi. O  Mindu funcionará de 6h às 17h, já o Lagoa do Japiim, das 6h às 18h.

Além de poder praticar atividades físicas como caminhadas e corridas, os frequentadores poderão retirar mudas de plantas, que estão sendo doadas nesses locais por conta do “Junho Verde”, campanha que tem uma programação especial voltada para o Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho.

Limpeza pública

Os serviços da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) seguem normalmente a programação no ponto facultativo de quinta-feira. As atividades de coleta domiciliar, capina, varrição, limpeza de igarapés e mutirão acontecem em esquema de plantão.

No feriado, os serviços cumprem pausa e funcionam em expediente de plantão, com varrição nas principais avenidas e Centro, além de coleta.

Serviços de saúde e segurança serão mantidos tanto no feriado desta quinta (03/06), quanto no ponto facultativo de sexta (04/06)

Os serviços das áreas de saúde e segurança pública serão mantidos pelo Governo do Amazonas nesta quinta (03/06) e na sexta-feira (04), respectivamente feriado e ponto facultativo em razão das celebrações cristãs de Corpus Christi. O decreto que determina o ponto facultativo também prevê que a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) organize banco de horas, com possíveis compensações aos servidores do Poder Executivo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as unidades de urgência e emergência, tanto na capital quanto no interior, funcionarão normalmente.

A rede estadual conta com 11 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) para atendimento médico de casos de urgência de baixa e média complexidades, em Manaus. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado.

As unidades que atendem consultas agendadas retornam às atividades na segunda-feira (07/06).

Fiscalizações – A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) coordena, a partir da noite de quinta-feira (03), as ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF). As operações se estendem até a noite do próximo domingo (06), dia em que também ocorre a CIF Fluvial. O objetivo é vistoriar e orientar estabelecimentos comerciais quanto às determinações do decreto governamental.

Locais promovendo aglomerações ou estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo as medidas sanitárias podem ser denunciados por meio do 190, do 181, o disque-denúncia da SSP-AM ou pelo endereço eletrônico www.ssp.am.gov.br/faca-sua-denuncia.

Segurança e ocorrências – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá os serviços essenciais oferecidos pela corporação: atendimento de ocorrências, viaturas e operações.

A corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) estará de prontidão em todas as unidades do interior e da capital, redobrando a atenção quanto aos atendimentos operacionais durante o período e atendendo emergências via 193. Serão suspensos o expediente administrativo, bem como da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, dirigida pelo CBMAM.

Irão funcionar, em regime de plantão 24 horas, as Centrais de Flagrantes 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), 6º DIP, 14º DIP, 19º DIP; a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), e a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Plantão de Vulneráveis – PLV.

Os demais DIPs e delegacias especializadas retomarão suas atividades normais na segunda-feira (07), das 8h às 17h.

Detran – Na sede Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), não haverá expediente na quinta e sexta-feira. Durante o feriado, ponto facultativo e final de semana serão realizadas fiscalizações na saída da cidade, na rodovia AM-070. Os agentes também vão dar apoio às ações da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).

As equipes do Núcleo Especializado de Operações em Trânsito (Neot) também realizarão blitz da Lei Seca em todas as zonas da cidade.

Defesa Civil – A Defesa Civil do Amazonas atuará na preparação das ações voltadas ao atendimento dos municípios que estão sendo acometidos pela cheia de 2021.

As equipes atuarão na entrega dos cartões do Auxílio Estadual Enchente em 12 municípios: Boca do Acre, Canutama, Borba, Careiro da Várzea, Eirunepé, Envira, Itamarati, Juruá, Lábrea, Novo Aripuanã, Pauini e Tapauá.

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) realiza, diariamente, o acompanhamento da previsão do tempo e subida dos rios no estado.editado PACs – As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), não funcionarão na quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi e no ponto facultativo. As atividades retornam na próxima segunda-feira, dia 7 de junho.


Fonte: Ascom e Semcom

Deixe uma resposta