Governador do AM diz que estado pode ajudar no transporte de vacinas contra a Covid-19, caso municípios precisem

Governador do AM diz que estado pode ajudar no transporte de vacinas contra a Covid-19, caso municípios precisem
Governador do Amazonas, Wilson Lima, diz que estado pode ajudar no transporte de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima disse, nesta sexta-feira (26), que o estado pode ajudar no transporte das vacinas contra a Covid-19, caso os municípios precisem. Segundo ele, apesar da tarefa ser de responsabilidade das prefeituras, o estado pode montar uma logística de apoio.

“Isso cabe a cada prefeitura, mas no que depender do governo no sentido de ajudar na logística, a gente vai sim ajudar nesse processo de distribuição. Temos algumas comunidades que são bem distantes, onde os vacinadores levam dias para chegar, mas o que tiver ao nosso alcance e nós pudermos fazer”, disse Lima.

Questionado se o Governo vai fiscalizar se as doses distribuídas pela Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM) estão sendo devidamente utilizadas pelas prefeituras, Lima afirmou que é importante o acompanhamento, mas não deixou claro se isso já está ocorrendo. Todavia, ressaltou que é preciso seriedade no processo.

“É importante que haja o acompanhamento dos órgãos de controle para entender se há o extravio ou coisa nesse sentido. Mas eu não tenho notícia de alguma coisa nesse sentido. É importante que haja o maior aproveitamento dessas vacinas para quem realmente precisa”.

Nesta sexta-feira (26), mais 44,9 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Amazonas. Essa é a décima remessa destinada ao estado, que já recebeu 1.079.520 doses de vacinas desde janeiro.

Ajuda para a Assistência Social

As declarações do governador foram dadas durante uma evento na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Secretaria de Assistência Social do Estado. Na ocasião, foram distribuídos R$ 10 milhões para 30 projetos e instituições sociais que atuam no Amazonas.

O fomento é aplicado anualmente nas entidades que atuam na rede complementar do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que tem atuação em Manaus, Manacapuru, Iranduba e São Gabriel da Cachoeira.


Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta