Novembro Azul: Homem, sua saúde é prioridade e cuidar dela é essencial

You are currently viewing Novembro Azul: Homem, sua saúde é prioridade e cuidar dela é essencial
Novembro Azul: Homem, sua saúde é prioridade e cuidar dela é essencial 1

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

A cada 38 minutos um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. A informação é do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a instituição, o país deve contabilizar aproximadamente 65.840 casos da doença até o final deste ano. Criado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha mundial que alerta os homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde de um modo geral, chamando a atenção principalmente sobre os cuidados com a próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor do homem, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. São fatores de risco para a doença:

  • Histórico familiar de câncer de próstata;
  • Obesidade;
  • E raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Veja os principais sintomas da doença:

Quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, com menor índice de cura. Nesta fase são sintomas mais comuns:

  • dor ao urinar e vontade de urinar com frequência;
  • dor nos ossos,
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento:

O diagnóstico precoce traz também maiores possibilidades de cura do câncer de próstata. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, por meio do qual o médico consegue melhor avaliar alterações da glândula. Importante lembrar que outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita deste tipo de câncer, como as biópsias.

Além do cuidado com a próstata é preciso pensar também em outros tipos de tumores tão perigosos para a saúde do homem, como nos rins, pênis e testículos, além da própria bexiga.

De um modo geral, a mobilização do Novembro Azul visa levar cada vez mais homens para cuidados preventivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são ofertados testes rápidos para identificação de HIV, hepatite e sífilis, realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial e de glicemia, além de atividades ligadas ao bem-estar. A Prefeitura de Manaus lembra também aos homens sobre a importância do cumprimento do esquema vacinal contra a Covid-19.

Homens: É preciso lembrar que a saúde deve estar sempre em 1º lugar. E cuidar dela é essencial. A Prefeitura de Manaus dispõe de UBSs diversas em todas as zonas da cidade para cuidar de você. Saiba onde está a mais próxima, consultando o site semsa.manaus.am.gov.br.

Deixe uma resposta