Governador do Amazonas vistoria obras de reconstrução do Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiência

You are currently viewing Governador do Amazonas vistoria obras de reconstrução do Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiência
Governador do Amazonas vistoria obras de reconstrução do Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiência 1
Foto: Bruno Zanardo/Secom

Manaus/AM – O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (07/03), as obras de reconstrução do novo Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III) da Policlínica Codajás, que estão 95% concluídas. O centro é um ponto de atendimento ambulatorial especializado em reabilitação, com oferta de diagnóstico e tratamento qualificado à saúde de pessoas com deficiência, sendo organizado para pacientes de três modalidades de reabilitação: auditiva, física e visual.

A Policlínica Codajás é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A obra do CER III estava parada desde 2015 e foi retomada em maio de 2021, por determinação do governador Wilson Lima, e está orçada em R$ 1,3 milhão. Para a obra ser concluída é necessário instalar portas, janelas e ar condicionado, que já estão com processo de aquisição aberto na SES-AM, assim como a aquisição de mobiliário.

“Esta é uma unidade que a gente conseguiu avançar muito na infraestrutura para dar melhor atendimento às pessoas que procuram atendimento aqui, que é uma unidade referência e todos que andam por aqui sabem o quanto ela estava precária. A gente conseguiu avançar muito. Então, a nossa expectativa é que nos próximos 30, no mais tardar 45 dias, essa estrutura aqui já esteja em funcionamento para atender pacientes da reabilitação”, ressaltou o governador.

Governador do Amazonas vistoria obras de reconstrução do Centro Especializado em Reabilitação para pessoas com deficiência 2
Foto: Bruno Zanardo/Secom

Espaço renovado 

O novo CER III contará com espaços para o público adulto e infantil, como consultórios; salas de recepção, de espera e de reuniões; salas de terapia em grupo e individual; cabine acústica; banheiros adaptados à pessoa com deficiência; e salas de treino de orientação e mobilidade e de treino de atividade de vida diária; além de um novo hall de entrada e uma copa.

“A reforma é muito importante para os pacientes que estavam há mais de oito anos esperando ter dignidade nos atendimentos. Hoje, nós estamos ampliando os atendimentos, dando mais conforto, dando mais dignidade, melhores equipamentos e melhor estrutura física para que esses pacientes sejam reabilitados da melhor forma possível”, ressaltou o diretor da Policlínica Codajás, Rainer Figueiredo.

A sala de Treino de Atividade de Vida Diária é uma das novidades do novo espaço. Será um ponto ambulatorial especializado para atendimento da pessoa com deficiência que precisa de reabilitação para atividades do dia a dia. O espaço simula uma casa mobiliada adaptada a pessoas com deficiência, com utensílios de cozinha, quarto e banheiro adaptados, que vão ajudar os pacientes na vivência da vida diária.

Especialistas como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros, poderão ter acesso a este espaço para atender pacientes do Centro de Reabilitação, com o propósito de fornecer mais funcionalidade ao usuário do SUS, capacitando assim o paciente que tem limitação física, auditiva e visual.

Atendimentos

Em 2021, o CER III entregou 104.405 equipamentos para a população e atendeu 65.406 pacientes do Amazonas. Em dezembro do ano passado, o Governo do Estado adquiriu e repassou à unidade 600 equipamentos para pessoas com deficiência e materiais para o atendimento realizado.

A paciente Fabrícia Adrielly, de 23 anos, será uma das primeiras a serem atendidas no CER III. Após sequelas da Covid-19, ela espera receber uma série de serviços na unidade.

“Está suprindo bastante a necessidade das pessoas que passaram por essa doença (Covid-19) e eu só tenho a agradecer e que meu tratamento venha ser muito eficaz. Eu acredito muito que eu vou melhorar depois que eu começar meu tratamento aqui”, disse a jovem.

Entre os serviços já realizados na estrutura existente do CER III estão consultas com fonoaudiólogo, otorrinolaringologia, fisioterapeuta, proctologista, clínico geral, psicólogo, ortopedista e nutricionista. A unidade também conta com o apoio de assistentes sociais, enfermeiras e técnicos de enfermagem, que perfazem um quadro de 60 profissionais.

O CER III ainda realiza o acompanhamento de pacientes e distribuição de bolsas de estomia, atendendo pessoas de todo Amazonas.

Com informações SES

Deixe uma resposta