Procon autua postos de gasolina de Manaus e pede aplicação de redução da Petrobras em preços

You are currently viewing Procon autua postos de gasolina de Manaus e pede aplicação de redução da Petrobras em preços
Foto: Divulgação - Procon

 

Ao menos cinco postos de combustíveis foram autuados pelo Procon pelos valores cobrados na gasolina em Manaus. A medida foi aplicada, após uma força-tarefa integrada pela prefeitura, em postos que ainda não tinham aplicado no valor de cobrança a redução no preço anunciado pela Petrobras. Os estabelecimentos devem apresentar suas justificativas no prazo de 48 horas.

Durante a operação os fiscais da Semdec, em parceria com o Procon e a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Amazonas, analisaram as notas fiscais de compra e venda dos combustíveis, antes e depois da redução do preço pela estatal.

“É importante que o consumidor entenda que hoje pela manhã houve mais um movimento de baixa do valor da gasolina, pela Petrobras, então tem que chegar até a bomba. Não tem como chegar na bomba dos postos se as distribuidoras não reduzirem, porque as distribuidoras compram da refinaria da Petrobras e vendem aos postos”, informou o secretário interino da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), Rodrigo Guedes.

Redução

A Petrobras informou que haverá uma redução em 3% do preço médio da gasolina, nas suas refinarias, a partir desta terça-feira (11). O valor médio do litro passará de R$ 1,8144 para R$ 1,7595, uma redução de 5 centavos. Já o preço do diesel foi mantido inalterado.

Trata-se da segunda redução da gasolina no mês. No dia 1º de junho, a Petrobras reduziu o valor da gasolina em 7,16% e o do diesel em 6%. A Petrobras decide seus preços de combustíveis com base em fatores como a cotação internacional do petróleo e o câmbio.

Com informações da assessoria do Procon

Deixe uma resposta