Senador pelo AM está entre os oito do país que votaram contra intervenção federal no DF

You are currently viewing Senador pelo AM está entre os oito do país que votaram contra intervenção federal no DF
Plínio Valério é senador pelo Amazonas. — Foto: Beto Barata/Agência Senado

Manaus/AM – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) está entre os oito senadores do país que votaram contra a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal. A votação ocorreu nesta terça-feira (10).

A medida foi adotada pelo presidente Lula (PT), após terroristas invadirem e depredarem o Palácio do Planalto, o prédio do Supremo Tribunal Federal e o Congresso Federal no domingo (8). Mais de 400 pessoas foram presas.

Após decretar a intervenção federal, Lula enviou o ato ao Congresso para que os parlamentares referendassem ou não a medida. Na votação ocorrida nesta terça-feira (10), no Senado, Plínio e outros sete senadores ligados ao ex-presidente Bolsonaro votaram contra.

Nas redes sociais, o senador disse que não concorda com os atos de vandalismo ocorridos no domingo, mas que votou contra o projeto pois não cumpriu preceitos legais:

“Votei contra o decreto legislativo […] pois foi uma ação acoçada por parte do governo. E além do mais, é inconstitucional pois não obedeceu os ritos legais da Constituição. Lugar de vândalos e bandidos é na cadeia. O que aconteceu em Brasília no domingo é inaceitável, mas não posso concordar com uma intervenção que não cumpriu os preceitos legais e por isso meu voto foi não”, disse nas redes sociais.

No entanto, mesmo após a iniciativa do grupo, o ato de Lula foi referendado pelo Senado e passa a valer até o dia 31 de janeiro.

Na noite de segunda-feira (9), os deputados federais já haviam aprovado a medida. No entanto, na Câmara a votação foi simbólica e não há lista de como cada deputado votou.

Apenas os deputados Sidney Leite e Marcelo Ramos, ambos do PSD, disseram nas redes sociais como votaram.

“Aprovamos na Câmara com o meu voto favorável, o PDL nº1/23. A aprovação do texto decreta a intervenção federal no Distrito Federal com o objetivo de garantir a ordem pública e deixar claro que o parlamento não tolera agressões à Constituição”, escreveu Sidney Leite em uma rede social.

Com informações do g1 Amazonas

Deixe uma resposta